
Nossa História
Tudo começou com o Projeto: Maternar Lactantes Presas que surgiu com base em uma pesquisa acadêmico-científica desenvolvido em um mestrado profissional, com o objetivo de maternar as mães que cumpriam pena em uma unidade prisional feminina do Espirito Santo, alinhada às exigências do Marco Legal pela Primeira infância e a partir da identificação das condições de risco e de proteção relacionadas ao processo de maternagem neste contexto. Algumas ações foram desenvolvidas: como a humanização dos espaços destinados às mães e bebês com projeto arquitetônico especifico e seguro, treinamento dos profissionais envolvidos neste processo durante a custódia da mãe presa através do Curso MLP e implementação de projetos voltados aos bebês que potencialize a troca afetiva entre a díade mãe-bebê. O projeto foi premiado em 2020, surgindo a Startup Child Safety, que se transformou no Instituto Maternus em 2022 ampliando sua área de intervenção, em prol da proteção da Primeira Infância de crianças expostas a condições de risco, com o apoio de parceiros que compreendem a importância de investir nesse cuidado.
Premiações

No ano de 2020 o Projeto MATERNAR LACTANTES PRESAS
recebeu duas premiações:
- 
1º Lugar Geral no CENTELHA ES, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil, surgindo assim a Startup Child Safety, que se transformou, no ano de 2022, no Instituto Maternus, a fim de sensibilizar a sociedade e a todos os envolvidos neste processo sobre importância dos primeiros anos de uma criança e dos benefícios do investimento nesta fase da vida. 
- 
PRÊMIO INOVES, um programa do Governo do Estado do Espírito Santo que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público. 

NOSSA MISSÃO
Proteger o desenvolvimento infantil das crianças que se encontram em condições de risco, com base no marco legal da primeira infância, por meio de ações e projetos em prol da garantia dos direitos nessa fase da vida!
NOSSA VISÃO
Assegurar os direitos de todas as crianças que de alguma maneira estão expostas à condições de risco, contribuindo com os fatores de proteção.
NOSSOS VALORES
Inovação, empatia, humanização, responsabilidade social, trabalhar para fazer a diferença no mundo e oferecer igualdade de oportunidades para reduzir as desigualdades sociais.

